Banking as a Service (BaaS) ou Credit as a Serivice (CaaS) são novas modalidades de serviços financeiros que as grandes empresas oferecem para seus clientes, agilizando operações para estes obtendo resultados significativos, usando a carta patente com uma contabilidade apartada dos bancos ou financeiras, sem fazer os investimentos nestas.
São vários os exemplos de sucesso, como as Casas Pernambucanas, Magazine Luiza e outras tantas. Nesse mundo estão as novas fintechs (Finanças & Tecnologia) que tendo menor custos do que os bancos tradicionais, estão ganhando mercado, obrigando estes a reduzirem custos, de uma forma traumática, como são os exemplos das mais de 5.000 agencias já fechadas ou em fechamento.
Nos vídeos abaixo Carlos Klein, Diretor de BaaS do Banco Topázio conta o case do Mercado Pago e como a Sensedia ajudou o banco a caminhar para o modelo open banking, e revolucionar uma companhia em um curto período de tempo.
Bank as a Service : Case Mercado Pago
Banco Topázio
.
Como o B. Topázio construiu um modelo Open Banking através das APIs
A fintech dos EUA Onsite oferece um serviço completo de financiamentos, liberação de capital, redução de custos e aumento de lucros, como EaaS - Energy as Service.
The Future of Energy has Arrived: Energy as a Service
Existem mais de 50 tipos de financiamentos para o setor com financiamentos que podem podem chegar a mais de 96 meses.
São várias as alternativas interessantes, como é o caso da Debentures de Investimentos em Infraestrutura que têm a vantagem da isenção do IR do rendimento para pessoas físicas. Veja o vídeo abaixo elaborado pela Cetip, para os projetos de energia solar podem obter sob a forma de uma SPE Sociedade de Propósito Específico, com prazo de 60 meses.
Também é importante se dar um destaque aos novos Títulos Verdes que terão a preferência dos investidores, outro problema que os bancos vão sofrer, como pode ser ver no vídeo a seguir e no último dessa série, ao final da página com o exemplo de uma operação com o custo de 3,2% aa.
Green Bonds ou Títulos Verdes
Escola de Investidores- Paula Zogbi
Webnário - Financiamento para projetos fotovoltaicos
Canal Solar
Abaixo seguem outras informações relacionadas as práticas melhores práticas financeiras
Webinário: Gestão de créditos de Parques Solares em GD
Canal Solar
Webinário: Como entregar o menor custo de energia para o cliente
Canal Solar
Investir ou Compartilhar a Energia Solar
FINANÇAS DESCENTRALIZADAS - DEFI
É de fundamental importância se entender o conceito de Finanças Descentralizadas que pressupõe um novo tipo de sistema financeiro alternativo, mais ágil e menor custo sem a intermediação de bancos, fintechs, corretora e distribuidoras de valores, assim como seguradoras que podem significar o fim destas empresas.
Por essa razão a solução em um caminho inverso dos bancos que só cobram pelos serviços básicos, propõe a criação e transferência de valor, para clientes e usuários com ferramentais complementares, sem correr qualquer dano no futuro.
DeFi e a Reinvenção do Mercado Financeiro
Visão Libertária
SEGUROS
&
DESINVESTIMENTOS
Os financiamentos para tais investimentos, ofertados pelos fundos multimercados ou específicos para os empreendimentos ecológicos, são melhores do que os ofertados pelos bancos os quais não têm um selo verde ou estão dentro das propostas da conhecida estratégia ESG.
Os fundos multimercados são fundos que captam recursos de investidores que estão a procura de melhores taxas. Neste vídeo Mirna Borges explica tudo se precisa saber sobre estes, o que são, como funcionam, quais os custos e a tributação para essa categoria de investimento.
Seguem abaixo os vídeos selecionados envolvendo outros tipos.
No vídeo abaixo a proposta feita em há 12 anos atrás de um fundo de investimento em energia.
Investment Advice : How to Invest in Energy Mutual Funds
eHowFiance - Roger Groh - 2009
Verde Asset Management - Institucional
LEASE
What´s the Difference Between Solar Lease and a
Solar PPA (Power Purchase Agreement?
Rob Freeman
SALE LEASEBACK
Uma operação de sale leaseback é quando o proprietário de um determinado ativo que denominamos "escravo" já que não pode ser usado para outra finalidade, o vende para um investidor e o aluga em seguida, gerando um saldo de caixa positivo.
Sale leaseback - Pátria
O financiamento da venda que pode ser feito via leasing, representa a dedução da contra prestação, no caso o aluguel, do Imposto de Renda para o comprador e, principalmente, uma receita financeira para o aeroporto, como se este tivesse suas próprias ferramentas financeiras usando o conceito Banking as a Service (BaaS) proposto pela solução.
Leasing Financeiro - Como funciona?
Clube de Mercado Financeiro FEA-RP/USP
Resumindo a solução propõe novas receitas, sem investimentos, para os aeroportos, desde o uso dos painéis solares, até a venda e financiamento de veículos novos, surfando nas disrupturas que estão acontecendo em vários nichos de mercado como na indústria bancária com o advento das fintechs, como da automotiva com a venda de carros por assinatura.
No vídeo abaixo a Pátria Investimentos que tem condições de estruturar um fundo de investimento com esse objetivo.
Patria Investments
Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos de investimentos negociados em bolsa com estratégia passiva, ou seja, um fundo que replica o desempenho de um índice de referência. Você pode comprar ETFs de Ações, Renda Fixa, Ouro (e outros metais) e até de criptomoedas. É uma alternativa simples e barata, que facilita o acesso de qualquer investidor a todos esses mercados.
Clean Energy ETF | The best clean energy ETF to power the future?
Skyler James
CRÉDITO PRIVADO - ESG
O crédito privado ESG (Environmental, Social and Governance) é um tipo de financiamento concedido por instituições financeiras a empresas que se destacam pelo compromisso com boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Essas empresas precisam cumprir critérios rigorosos de sustentabilidade e responsabilidade social para obter o financiamento. Os credores que oferecem o crédito privado ESG avaliam o desempenho das empresas em relação a questões como emissões de gases de efeito estufa, uso de energia renovável, gestão de resíduos, diversidade e inclusão, entre outros.
O crédito privado ESG tem ganhado destaque nos últimos anos, já que muitas empresas estão cada vez mais preocupadas com a sua imagem e reputação junto aos consumidores e investidores. Além disso, há uma crescente demanda por soluções financeiras que incorporem critérios ESG, uma vez que elas permitem que os investidores apliquem seus recursos em empresas que apresentam maior compromisso com questões ambientais e sociais.
Para os credores, o crédito privado ESG pode ser uma oportunidade de diferenciar-se no mercado financeiro, bem como de mitigar riscos associados a práticas empresariais insustentáveis.
Fundo de crédito privado ESG: como investir? | Índice ESG na Bolsa | Crédito
Fundo PLURAL ESG
SEGUROS
Os seguros são de fundamental importância para quaisquer operação financeira seja para financiamentos ou para proteger investidores, além do próprio empreendimento em si.
Tutorial: Plataforma Tudo Sobre Seguro Solar
Mauro Brustolin Iplinski
GREEN BONDS
Os títulos verdes ou green bonds são importantes fontes de financiamento. Veja o vídeo abaixo onde o gerente de tesouraria da Klabin, Gustavo Garcia, informa do custo de uma operação com a taxa de 3.2% aa.
A vez dos títulos verdes | Klabin Invest
Yolanda Fordelone
SOLAR COINS
Nick Gogerty Founder - Solar Coin
DESIGN - BUILD - FINANCE - OPERATE
DBFO - Design, Build, Finance, Operate
Quantum XVII
CHMADA DE CAPITAL
IPO NASDAQ
A solução pretende abrir seu capital na Nasdaq como fizeram o Nubank e a XP, que tiveram avaliações surpreendentes, muito embora empresas que como os bancos, não têm uma estratégia como esta plataforma que se propõe a transferir valor para seus clientes, tanto diminuindo custos como aumentando suas receitas em um ambiente ESG de sustentabilidade e responsabilidade social. Para se ter uma noção da expectativa de valorização quando do IPO, por favor, clique no link a seguir:
Finalizando a solução está aberta a críticas e sugestões. Tendo interesse em participar como colaborador ou como investidor fundador, nesta fase inicial, por favor, use o e-mail abaixo.
Muito obrigado pela atenção e visita!
ESaaS - Energy Savings as a Service
Coordenação
e-Mail: Flavio Motta<flavio.lacerda.motta@gmail.com>
Direitos Autorais reservados em Blockchain
IPs dos visitantes registrados