Descarte & Reposição

      POR QUE O LADO ESCURO DA ENERGIA SOLAR NÃO É DIVULGADO PELA IMPRENSA?

    São vários os problemas graves a serem enfrentados no que diz ao respeito a extração de mateiras primas para a fabricação das placas foto voltaicas, motores, baterias, pneus e outros componentes e, principalmente, seu descarte que se associam aos investimentos necessários para sua reposição, estimada em 25 anos, sob pena de se comprometerem a rentabilidade e captação de investidores para os Fundos de Investimentos ESG, pois como se sabe nas aplicações do mercado de capitais, não existe uma vida útil.

    O outro problema é a reciclagem com se vê no exemplo dos EUA onde só 10 % das placas são recicláveis por que não existe viabilidade econômica no reaproveitamento das suas peças prática usual no descarte dos computadores.

O Problema com o Descarte de Painéis Solares

     Normalmente, os fabricantes de veículos elétricos fornecem estimativas de autonomia com base em testes padronizados. Por exemplo, um carro elétrico pode ter uma autonomia de 400 km com uma carga completa da bateria, dentro de uma vida útil de 300.000 km (Revista Quatro Rodas - Out 22) ou até 2 milhões de km (Olhar Digital  - jun 2020).

     No entanto, a autonomia real pode variar dependendo das condições de uso, como a temperatura ambiente, o uso de ar-condicionado ou aquecimento, a topografia da região, a velocidade média do veículo, entre outros fatores.

     Além disso, é importante lembrar que a capacidade da bateria diminui gradualmente ao longo do tempo, à medida que ela é usada e recarregada repetidamente. Portanto, a autonomia do veículo elétrico pode diminuir ao longo dos anos de uso.

A verdade do carro elétrico - Estudo sobre as Baterias

Why It's So Hard To Recycle Electric-Car Batteries |
World Wide Waste
Business Insider India

       Veja na imagem abaixo qual o volume de minerais a serem extraídos do subsolo para obtenção dos insumos para produzir apenas uma bateria. 

       Se tal informação for verdade qual a necessidade para a produção das baterias para os 35 milhões dos veículos elétricos a serem produzidos no país, cuja tradução livre segue? 

Algo para refletir!!

Este é um CAT994A.
Queima cerca de 1000 litros de combustível em 12 horas, move cerca de 250 toneladas de sujeira para remover os materiais necessários para fazer UMA bateria Tesla.
Para fazer qualquer bateria, você precisa processar:
- 12 toneladas de selo de lítio
- 15 toneladas de minério para cobalto
- 3 toneladas de minério por níquel,
- 12 toneladas de minério para cobre
E mudando 250 toneladas de crosta.
Por apenas - uma - bateria, que ca:
- 12 kg de lítio
- 30 kg de níquel
- 22 kg Comendo
- 15 kg de cobalto
- 100 kg de cobre
- 200 kg de alumínio, aço e plástico
E as pessoas acreditam em "emissões zero" quando dirigem o seu carro elétrico.